segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O andamento da cartografia dos sentidos na Emip


Os alunos manipularam plantas antigas da escola e compararam com os espaços hoje modificados e elementos do seu quotidiano. Inicialmente, fizeram um reconhecimento do entorno e dentro da área da Emip com a professora Valéria e, posteriormente, o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola. Foram orientados a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos) , bem como a legenda, para que sua casa possa ser localizada. Observaram o bairro em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas, etc. Os desenhos livres foram tranpostos para o editor de imagens Gimp e constam de um album organizado por Valéria.
Na aula de matemática, foi pedido aos alunos, pela professora Mariana, uma classificação dos seus locais preferidos, dentro e fora da escola. Com os resultados tabulados eles elaboraram gráficos diversos. O desenvolvimento do projeto Cartografia dos sentidos tem procurado ampliar o campo de percepção do aluno, estimulando outros sentidos no reconhecimento do espaço geográfico.

3 comentários:

Valéria Sanches disse...

eu gostei sua da sua historia,sobre a escola e porisso quero que vou comtar a da emip

rafael 7ª D

Unknown disse...

eu gostei muito dos teus comentarios sobre o bairo e a escola.

Valéria Sanches disse...

ola meu nome é luana e eu estou aque para fazer um pequeno conmentario sobre a escola de todas as escolas que eu ja estudei eu achei que esta foi e ainda e a escola de mais aprendizado que eu aprendo e entendo as coisas com MAIS FACILIDADE E RAPIDES A PARTE QUE EU ACHO MAIS BONITA DA ESCOLA É A QUADRA MAIS NAO É O MEU LUGAR PREFERIDO